CEPE

 

CURSO DE ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA

logo-adesg-96x96.png

Apresentação

 

A ADESG, desde a sua criação, nos anos 50, prevê em seu Estatuto a realização de Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE). No início eram pequenos "Ciclos de Palestras" sobre as noções básicas da Doutrina de Segurança Nacional, seguindo os fundamentos da Escola Superior de Guerra.
Na década de 60 os "Ciclos de Palestras" evoluíram para "Ciclos de Conferências", e depois prosseguiram com o nome de "Ciclos de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento", e a partir de 1985, passaram a ser "Ciclos de Estudos de Política e Estratégia". Com a aprovação do novo Estatuto em 11/12/2003, os Ciclos de Estudos passaram a ser "Cursos de Estudos de Politica e Estratégia".

 

 

 

Objetivos dos CEPE'S

 

  • Divulgar os ensinamentos doutrinários da ESG;
    • Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social;
  • Proporcionar o Intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo;
  • Multiplicar as comunidades ADESGUIANAS, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.

 

Programação


 O Curso é desenvolvido em fases:


   1)    Período Administrativo
O objetivo do Período Administrativo é conhecer as relações entre os sistemas ESG e ADESG, assim como a programação e as condições de execução do curso.


   2)    Período Básico
Membros do Corpo Permanente da ESG Escola Superior de Guerra ministram ensinamentos sobre os Conceitos Fundamentais e o Método de Planejamento Estratégico, preconizado pela ESG. 

 

   3)    Período Conjuntural
No Período Conjuntural busca-se o entendimento da realidade regional e suas implicações na esfera nacional, apresentando-se, ao seu final, soluções para as principais demandas identificadas, que serão consolidadas pela proposição de Políticas e Estratégias. O Período Conjuntural compreende três fases:
 
        a)  Fase Teórica
Destinada ao embasamento conceitual não abordado no Período Básico, fundamental para a análise da realidade, orientada por estudos específicos da ESG.

 

        b)  Fase Prática
O objetivo é analisar a conjuntura regional e sua implicação na esfera nacional. Temas que poderão ser abordados por autoridades políticas, científicas, militares e empresariais, observadas as peculiaridades regionais. Com o propósito de complementar o conhecimento da conjuntura nacional e suas implicações regionais, são previstas a realização de Visitas (VS) e Viagens (VG) de estudo, que deverão abordar temas de interesses relevantes e atuais. 


        c) Fase de Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Grupo (TG)
O objetivo da fase de elaboração dos Trabalhos de Grupo é a aplicação dos estudos e análises, realizados nos Períodos Básico e Conjuntural, com vistas à apresentação de Políticas e Estratégias relacionadas aos temas em estudo.  

 

Quem pode Participar

 

Poderão candidatar-se homens ou mulheres indicados por associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades (públicas ou privadas) ou empresas locais, desde que atendam aos seguintes requisitos:

  • Curso Superior completo, preferencialmente;
  • Notória idoneidade moral e cívica.

 

Perfil dos Participantes

 

Interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõem o Poder Nacional. Serão selecionados, dentre os inscritos, quanto aos aspectos do comportamento, da ética, da idoneidade, da dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião.

 

 

Período

  • O curso normalmente é oferecido no primeiro semestre do ano.
  • Horário das 20:00 às 22:30 horas.
  • Carga Horária Total: 180hs/aula presenciais, mais horas de Estudos e Pesquisar Individuais, Trabalho em Grupo, Visitas e Viagens Técnicas
  • Cerimônia de abertura com Aula Magna, com a apresentação  do corpo docente.

 

Condições Para Participção

 

  • Ser maior de 21 anos
  • Apresentar Currículo detalhado
  • Atestado de Antecedentes Criminais
  • Xerox de RG, CPF e Comprovante de Residência
  • 01 fotos 3×4 colorida (paletó e gravata – homem)
  • Preencher Ficha de Inscrição
  • Pagamento da 1ª parcela no ato da inscrição

 

Observações

*Não serão considerados os candidatos que não entregarem os documentos supra exigidos e fotos solicitadas;

*A Ficha de Pré Inscrição pode ser obtida aqui (no site) ou na sede da Representação em Campinas

 

Informações

Secretaria da ADESG Campinas no expediente de 2ª, 4ª e 6ª feiras das 13:00 às 18:00 horas, pelo Fone: (19) 3272-8266 ou pelo e-mail : falecom@adesgcps.org.br .